OS SENTIDOS DA EJA NOS PERCURSOS BIOGRÁFICOS DOS JOVENS
Resumo
Com esta pesquisa, objetivei apreender os motivos e os contextos de abandono da escola e o retorno à escolarização de jovens do ensino fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro (RJ). Como metodologia de trabalho de campo, adotei a abordagem biográfica empregada em forma de relato. Os dados me proporcionaram apreender experiências de vida e interpretar biografias naquilo que se refere à trajetória escolar. Foram entrevistados oito jovens, com idades entre 15 e 29 anos, que se encontravam matriculados na modalidade EJA. O processo analítico revelou múltiplos percursos e significados que os jovens da EJA atribuíram ao seu retorno à instituição escolar e às suas inter-relações com outras esferas não escolares. Palavras-Chave: jovens; percursos biográficos; EJA.Downloads
Publicado
06-04-2014
Como Citar
BRITO, Mariane Brito. OS SENTIDOS DA EJA NOS PERCURSOS BIOGRÁFICOS DOS JOVENS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 149–162, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24408. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.