Diálogos com educadores(as) de pessoas jovens e de adultas sobre suas experiências e saberes profissionais docentes
Resumo
O presente artigo objetiva analisar os elementos identificadores e diferenciadores da constituição da docência com educadores de jovens e adultos. Adota os pressupostos da pesquisa colaborativa, com quatro professores de uma escola pública de Vitória da Conquista/BA. Evidencia-se um imbricamento entre as dimensões pessoais e profissionais no tornar-se professor(a). As experiências de vida e iniciativas no contexto educativo vão se entrelaçando no cotidiano da profissão docente, em que várias motivações orientam a inserção dos partícipes na educação de jovens e adultos, entre elas, a influência familiar e as escolhas pessoais. Identificam-se, ainda, desafios pelos quais passaram e passam os partícipes e, ao mesmo tempo, suas estratégias para melhorar de vida, articulando estudo e trabalho. Palavras-chave: Saberes. Docência e Educação de Jovens e Adultos (EJA).Downloads
Publicado
15-04-2014
Como Citar
DOS SANTOS, José Jackson Reis; RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel. Diálogos com educadores(as) de pessoas jovens e de adultas sobre suas experiências e saberes profissionais docentes. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 88–107, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24405. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.