O espaço da dança na/da escola: espetáculo ou educação?
Resumo
O presente trabalho busca como centralidade os aspectos relacionados à dança e as suas possibilidades de manifestação no cotidiano escolar, mais especificamente, no debate relacionado a dança como uma forma de espetáculo, onde é concebida como um fim e na dança concebida como um processo educativo já que o movimento é um meio de educação. Diante das concepções de dança que foram encontradas, alguns questionamentos foram surgindo e nos movimentando durante o percurso de produção do referido trabalho: A dança é um conteúdo possível de ser utilizado na escola? De que maneira a dança poderia contribuir com a do saber escolástico? Busca-se então compreender as tendências e as concepções do ensino da dança presentes na literatura específica de Educação Física Escolar dos últimos vinte anos.Downloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
SANTOS, Carla Oliveira; ALVES, Marcelo Paraíso; OLIVEIRA, Oséias Raimundo. O espaço da dança na/da escola: espetáculo ou educação?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 36, p. 12, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24394. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.