EDUCAÇÃO, LAICIDADE E PLURALISMO: Elementos para uma genealogia dos debates sobre o ensino religioso no Brasil
Resumo
A questão do ensino religioso no Brasil se constitui a partir dos debates entre as concepções liberais-laicistas de educação e as perspectivas do tradicionalismo católico e do humanismo cristão. Este trabalho propõe uma investigação preliminar sobre as condições históricas e discursivas que permitiram e permearam a formulação desses discursos. O trabalho indica que tanto os discursos laicistas quanto os religiosos/humanistas tendem a se manter dentro do mesmo referencial de imaginário religioso e que produzem o efeito estrutural de reafirmar e naturalizar esse modelo, o qual começa a ser desafiado pelas transformações recentes nos campos social, cultural e religioso brasileiro. Palavras-chave: Ensino Religioso, Laicidade, Pluralismo Religioso.Downloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
OLIVEIRA, Gustavo Gilson. EDUCAÇÃO, LAICIDADE E PLURALISMO: Elementos para uma genealogia dos debates sobre o ensino religioso no Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 36, p. 19, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24383. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.