Entrevista com William F. Pinar
Resumo
William Frederick Pinar nasceu em Huntington, no estado de West Virginia, em 27 de Agosto de 1947. Foi criado na Nova Inglaterra sendo, segundo ele, um bom estudante de professores frequentemente animados e dedicados. Entrou na universidade para estudar música (saxofone e piano) mas transferiu-se para a área de estudos em língua e literatura. Ensinou Inglês como professor de High School (Ensino Médio regular público em 4 anos) e doutorou-se pela Universidade Estadual de Ohio. Trabalhou em Rochester, Alberta, New York University; fundou as Sociedades Americana e Internacional de Estudos Avançados em Currículo (AAACS e IAACS); trabalhou por 20 anos na Universidade do Estado da Louisiana (LSU), experimentando o gosto conservador e multicultural do sul. William F. Pinar é o nome central na Reconceitualização do campo do currículo ocorrida na década de 1980 nos EUA. É hoje uma celebridade acadêmica nos EUA e na Europa, Turquia e China, e dá aulas na Universidade da Columbia Britânica no Canadá. Sua pièce-de-résistance é o livro cinco vezes republicado desde 1995, apesar das 1143 páginas, Understanding Curriculum. Um retrato do campo, um marco tanto por sua densidade quanto pelas questões epistemológicas, e, também, porque trazer um tipo incomum de escrita acadêmica que dispensa o consenso. Pinar vem frequentemente ao Brasil falar em seminários e conferências, mas vem também para ouvir o som das ondas quebrando na praia de Copacabana, como ele me escreveu uma vez. A entrevista abaixo contém trechos inéditos das tantas horas em que gravamos nossas conversas além de partes do livro “Quem é William F. Pinar” composto de uma longa entrevista feita por mim nos meses em que trabalhamos juntos. Toda vez que eu penso em Bill e sua escuta sensível revigoro meus sonhos e minha luta por escolas onde as conversas complicadas incorporam as práticas em currículos e professores são reconhecidos por seu papel principal de criadores de conhecimentos.Downloads
Publicado
12-12-2013
Como Citar
SÜSSEKIND VERISSIMO CINELLI, Maria Luiza. Entrevista com William F. Pinar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 9, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24376. Acesso em: 24 mar. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.