CURRÍCULO, AUTONOMIA E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DA SCUOLA-CITTÀ PESTALOZZI EM FLORENÇA/IT
Resumo
Resumo: Este trabalho visa mostrar a experiência curricular da Scuola-Città Pestalozzi, uma escola pública de ensino fundamental situada em Florença na Itália. A escola foi criada no final da II Guerra Mundial, quando a Itália havia sido liberta do poder nazista, com o objetivo de reconstruir a Itália e formar um novo cidadão italiano, livre do autoritarismo fascista. Hoje a escola é uma referência por estar na vanguarda do pensamento pedagógico italiano, tornando-se um laboratório vivo de experimentação de novas propostas pedagógicas, fruto de uma longa trajetória de pesquisa realizada em parceria com universidades. Seu currículo se diferencia por combinar sem hierarquias, conhecimentos disciplinares, temáticas transversais e habilidades cognitivas, visando formar cidadãos ativos e críticos. Palavras-chave: currículo; autonomia; cidadania.Downloads
Publicado
04-12-2013
Como Citar
GOBBO, Giovanna dell; PIZZI, Laura Cristina Vieira. CURRÍCULO, AUTONOMIA E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DA SCUOLA-CITTÀ PESTALOZZI EM FLORENÇA/IT. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 21, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24375. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.