UM DISCURSO ENTRE O PARADIGMA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre os paradigmas educacionais, com ênfase na formação do professor de Química. Para tanto, fizemos algumas aproximações importantes entre o paradigma educacional e o ensino de Química, visando contribuir para o aprofundamento de questões sobre as práticas pedagógicas. Essas aproximações foram realizadas à luz de alguns teóricos, dos quais destacamos: Bachelard (1996), Thomas Kuhn (2009), Moraes (1997), Capra (2002), Boaventura (2003), Maldaner (2006), Chassot (2004), Lopes (2007), dentre outros. Consideramos que os novos paradigmas impõem uma nova postura no ensino presencial e aponta uma nova tendência do ensino a distância em apresentar oportunidades melhores de práticas pedagógicas.Downloads
Publicado
16-04-2013
Como Citar
SANTANA, Rafael de Jesus; MACHADO, SAMÍSIA MARIA FERNANDES; SOBRAL, MARIA NEIDE. UM DISCURSO ENTRE O PARADIGMA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 14 pgs., 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24335. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.