Culturas e escolas na Matinha dos Pretos: relações tecidas no cotidiano
Resumo
O presente artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa realizada na comunidade Matinha dos Pretos, na cidade de Feira de Santana/BA, procurando mostrar as relações que se estabelecem entre a comunidade e as escolas. Nosso enfoque foi o currículo do cotidiano que se tece entre os sujeitos praticantes no que se refere ao repertório cultural e aos saberes que circulam nestes espaços. Os enunciados dos sujeitos mostram as culturas potentes e que constituem-se em dispositivos de subjetivação. Reafirmamos que na relação tecida na rede da comunidade e escolas, a dimensão das culturas que são estabelecidas, é muito importante para o conhecimento e saber escolar que li circulam e isto se torna mais importante, ainda, para o enriquecimento do debate das relações étnico-raciais, sobretudo, quando a Lei 10.639/03 é abordada.Downloads
Publicado
11-04-2013
Como Citar
MARIA CRISTINA SAMPAIO, Marco Barzano e. Culturas e escolas na Matinha dos Pretos: relações tecidas no cotidiano. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 14 pgs., 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24328. Acesso em: 4 dez. 2024.
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Em Pauta
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