Que "negro" é esse que se narra nos currículos de História?
Resumo
O presente estudo tem por objetivo problematizar as estratégias culturais que envolvem a fixação de significados de “negro” nos currículos de História a partir da análise da estrutura narrativa dos textos produzidos por alunos do ensino médio. Operamos com a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e com a Hermenêutica de Ricoeur, para pensar as políticas de identidade como práticas articulatórias mobilizadas nos jogos de linguagem e do tempo em sistemas discursivos específicos. A análise confirma o valor heurístico do diálogo passível de ser estabelecido entre esses autores para a reflexão sobre os processos de identificação em foco nesse estudo. Palavras-chave: Currículo de História; Discurso, estrutura narrativaDownloads
Publicado
08-08-2010
Como Citar
GABRIEL, Carmen Teresa; DA COSTA, Warley. Que "negro" é esse que se narra nos currículos de História?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 20 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24117. Acesso em: 6 fev. 2025.
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