Adolescência e juventude no ensino fundamental: signifixações no contexto da prática curricular
Resumo
Neste trabalho, com base nas proposições da teoria do discurso acerca dos processos sociais de significação e de identificação, conforme desenvolvida pelos cientistas políticos Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, discute-se o contexto da prática curricular – este definido, por sua vez, segundo a teorização de Stephen Ball acerca do ciclo contínuo das políticas curriculares – a partir de estudo de caso realizado em escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. Neste contexto, problematizam-se, mais especificamente, os registros de identificações do aluno das séries finais do ensino fundamental, bem como jogos de poder e efeitos de realidade que se relacionavam com tais articulações.Downloads
Publicado
08-08-2010
Como Citar
LEITE, Miriam Soares. Adolescência e juventude no ensino fundamental: signifixações no contexto da prática curricular. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 16 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24115. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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