UMA HISTÓRIA CULTURAL DOS BRINQUEDOS:

Autores

  • Rita Marisa Ribes Pereira

Resumo

O que está em jogo quando oferecemos brinquedos às crianças? Que concepções e projetos de infância, cultura, sociedade e educação estão envolvidos na produção e na circulação de brinquedos? Que critérios levar em consideração quando escolhemos um brinquedo? Há critérios diferentes para a aquisição de brinquedos no contexto escolar e fora dele? É em torno de questões como estas que se desenvolve o presente texto, cujo objetivo é convidar o leitor a um olhar cuidadoso e nada apressado aos brinquedos que temos ao redor. A intenção é buscar neles, enquanto objetos culturais, tanto sua linguagem pedagógica, quanto a história das relações sociais envolvidas na sua produção e circulação. O texto busca inspiração teórica Walter Benjamin e na original atenção que o filósofo alemão, em sua obra, dedica às crianças e aos seus brinquedos. Palavras-chave: Infância, Cultura, Brinquedos, Educação.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

Pereira, R. M. R. (2009). UMA HISTÓRIA CULTURAL DOS BRINQUEDOS:. Revista Teias, 10(20), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24079