INSERÇÃO DO PROFESSOR NO UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS DO PROCESSO
Palavras-chave:
Computador/internet, aprendizagem, professor.Resumo
O tema aqui proposto traz alguns achados da pesquisa “Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores” desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC). Embasadas na perspectiva histórico-cultural e buscando responder a uma das questões orientadoras da pesquisa (Como os professores se situam e agem diante das novas práticas possibilitadas pela cibercultura?), objetivamos compreender o posicionamento dos professores diante da cultura digital. O trabalho de campo a que se refere esse artigo foi realizado através de sessões reflexivas, onde discutimos o computador/internet na sociedade, na escola e na prática pedagógica do professor, a fim de refletir com os professores investigados, a importância da apropriação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. Além disso, os professores participaram de uma incursão inicial no laboratório de informática da escola com um especialista da área. Observamos, nesse grupo de professores, sinais de tecnofobia, que se manifestavam nas dificuldades em manusear o instrumento tecnológico e de integrar o uso do computador/internet na prática escolar. Com ajuda das sessões reflexivas, perceberam a importância de refletir a própria prática e fazer do computador/internet um instrumento próprio do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
CASTRO, Ana Paula Pontes de; FERNANDES, Olívia Paiva; LIMA, Yara Porto de Paula. INSERÇÃO DO PROFESSOR NO UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS DO PROCESSO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24017. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.