IMAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS: O CELULAR NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Cotidiano, tecnologias, currículos, alfabetização.Resumo
O presente texto pretende apresentar uma pesquisa com professoras das chamadas classes de alfabetização e apresentar algumas percepções de professoras a respeito do uso dos celulares nas escolas. Somando-se a isso, apresentaremos algumas histórias cotidianas de alunas do curso de Pedagogia de uma instituição privada narradas durante o estudo realizado. No decorrer do texto, nos deteremos na questão do estudo do cotidiano buscando um entendimento metodológico e reflexão daquilo que, até então, não percebíamos nas salas de aula. Procuramos desenvolver uma discussão sobre como vamos produzindo novas/velhas culturas a partir do convívio com as novas tecnologias e de seus usuários. Por último, relataremos as observações registradas a partir do estudo realizado durante o ano de 2006, em situações diferenciadas, com o uso do celular no cotidiano das mesmas. O pressuposto deste ensaio é o de que um trabalho preocupado com a inclusão digital e a alfabetização deveria abordar, simultaneamente, a questão das aprendizagens da leitura, da escrita e das novas tecnologias, não como processos paralelos e/ou distintos, mas deveriam estar concomitantes e complementares em situações didáticas que possibilitem às crianças cada vez mais a discussão e tessitura de conhecimentos sobre a linguagem e sobre o uso do celular na sala de aula.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
MONTEIRO, Solange Castellano Fernandes; TEIXEIRA, Tereza Cristina C. Correa. IMAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS: O CELULAR NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 9 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24014. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.