IMAGENS HISTÓRICAS DA INFÂNCIA REFLETIDAS NOS CONTOS POPULARES
Palavras-chave:
Contos populares, infância, educação.Resumo
Este artigo propõe uma análise dos contos populares à luz da concepção benjaminiana de história que aponta para a armadilha de uma interpretação histórica contínua e progressiva que pode perpetuar a barbárie histórica. Baseada na proposição de W. Benjamin de que é preciso fixar as imagens que relampejam no passado, e trazê-las para o presente, para que dessa maneira se possa arrancar da tradição o conformismo que quer apoderar-se dela, optou-se por um estudo e exame dos contos que tornaram possível o resgate desse gênero narrativo como fonte de informação e reflexão histórica para a discussão das questões que envolvem infância, tradição e educação na sociedade atual.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
REIS, Andréa Cardoso. IMAGENS HISTÓRICAS DA INFÂNCIA REFLETIDAS NOS CONTOS POPULARES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10-11, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23986. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.