INFÂNCIA E CULTURA NOS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: UM CONTEXTO DE MÚLTIPLAS RELAÇÕES
Palavras-chave:
Infância, cultura, mediações, culturas infantis.Resumo
O trabalho aborda as relações entre a infância e a cultura na contemporaneidade. Busca, inicialmente, traçar um panorama dos principais aspectos que configuram a penetração da cultura do consumo e da cultura de massa no cotidiano das crianças. Para além desse panorama, procura apontar as mediações existentes nessa relação e a potencialidade da criança e das culturas infantis, ou seja, as possibilidad de ultrapassagem de uma mera relação de dominação. Nesse sentido, desloca o olhar dos processos de reprodução da cultura dominante para os processos de reinterpretação e de resignificação desta, situando a relação entre a infância e a cultura no campo da criação e da produção.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
BORBA, Angela Meyer. INFÂNCIA E CULTURA NOS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: UM CONTEXTO DE MÚLTIPLAS RELAÇÕES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10-11, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23979. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.