LEITURA E NARRATIVA EM ITALO CALVINO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Italo Calvino, leitura, narrativa, literatura.Resumo
Este texto apresenta discussões sobre leitura e narrativa em uma perspectiva de formação. A partir da leitura da obra de Italo Calvino, discute-se a leitura concebida como experiência formadora da constituição do sujeito que ultrapassa os limites do tempo do ler, provocando a ação de pensar e refletir criticamente o que está para além do texto. Procura visualizar o lugar da narrativa na vida moderna e a possibilidade de se aprender com a literatura ao invés de pela literatura, focalizando a leitura não como informação, mas sim como formação que leva à transformação.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
FAZOLO, Eliane. LEITURA E NARRATIVA EM ITALO CALVINO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23968. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.