EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS À FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DE COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
imagem, olhar, história, currículo e linguagem.Resumo
A presente reflexão contribui na discussão sobre o estatuto epistemológico das imagens técnicas e sua vinculação a práticas discursivas. A abordagem considera os diferentes veículos mediadores das imagens, inseridos em linguagens não-verbais. O artigo é dividido em dois movimentos. No primeiro, apresentamos conceitos operativos na relação entre imagem, olhar, discurso, interdiscurso e intertextualidade. No segundo, discutimos cenários de formação de novo tipo, imersos em práticas discursivas imagéticas, tanto dos cursos de Pedagogia quanto nos cursos de Comunicação.Downloads
Publicado
06-10-2007
Como Citar
DE BARROS, Armando Martins; ABICAIL, Célia Belmiro; JR., Delfim Afonso. EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS À FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E DE COMUNICAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23961. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.