A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO PROGRAMA NOVA ESCOLA/RJ – COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E EXCLUSÃO SOCIAL
Palavras-chave:
avaliação, competências e habilidades, Programa Nova Escola, políticas públicasResumo
Situado no âmbito da educação pública do Rio de Janeiro, este texto discute a avaliação do desempenho dos alunos no Programa Nova Escola, instituído pelo Decreto Estadual 25.959/2000. Seu objetivo é compreender e trazer à luz as inflexões que esta avaliação impõe, sendo orientado pelas seguintes questões: Como esta avaliação se estrutura? Qual sua natureza? Quais seus impactos em termos de inclusão e exclusão social? Metodologicamente compreende análises de discursos e textos com circulação nas escolas, imprensa e mídia eletrônica. A argumentação admite que esta avaliação implica profundas mudanças na natureza do ensino, no papel dos professores, nos objetivos das práticas de ensino e da avaliação da aprendizagem. Conclui explicitando sua natureza condutivista e inserção em uma linha de ressignificação de intentos educacionais característicos da avaliação tecnicista, mas que, ao contrário das expectativas explícitas, cria espaços de exclusão social, ao avaliar, distinguir e diferenciar os alunos.Downloads
Publicado
06-09-2007
Como Citar
GAMA, Zacarias Jaegger. A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO PROGRAMA NOVA ESCOLA/RJ – COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 14 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23928. Acesso em: 19 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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