EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: OS CONSELHOS MUNICIPAIS EM QUESTÃO
Palavras-chave:
Conselho Municipal de Educação, gestão municipal, participação popularResumo
Resultado do forte movimento em prol da democratização da sociedade brasileira, após longo período de ditadura militar, institucionalizaram-se nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – novos mecanismos de participação popular visando à ampliação da intervenção da sociedade civil na tomada de decisões. Acreditando na participação popular como alternativa para corrigir as imperfeições da democracia, se expandiu no país, ao longo da década de 1990, a implantação de Conselhos nas diversas áreas das políticas públicas. É precisamente a análise da complexidade do funcionamento dos Conselhos Municipais, especificamente dos Conselhos Municipais de Educação – espaços teoricamente voltados para a formulação e fiscalização das políticas públicas na área de educação –, o objetivo do presente artigo.Downloads
Publicado
06-09-2007
Como Citar
CALDERÓN, Adolfo Ignácio; MARIM, Vlademir. EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: OS CONSELHOS MUNICIPAIS EM QUESTÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23925. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.