PROFISSÃO DOCENTE: O PÉRIPLO HERÓICO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
educação, trabalho docente, representações sociaisResumo
O artigo pretende apresentar um “mapa” das representações sociais dos professores, com relação ao próprio trabalho. Aplicamos a análise do discurso às entrevistas realizadas com cento e vinte professores do Município do Rio e Janeiro, aleatoriamente selecionados. Tais representações, inconscientemente compartilhadas pelos entrevistados, apontaram o professor como um “herói”, enfrentando as “batalhas” e desafios da Educação. Uma incursão pela Mitologia Grega permitiu a descoberta do herói referido – não épico, mas trágico: o Sísifo. Metaforicamente, é essa a auto-percepção do professor como trabalhador: esmagado pela quantidade e pela rotina de um trabalho interminável, na realização de uma missão divina, sacerdotal, porém interminável.Downloads
Publicado
28-08-2007
Como Citar
DE OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes. PROFISSÃO DOCENTE: O PÉRIPLO HERÓICO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23892. Acesso em: 25 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.