UMA ANÁLISE SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO: AMBIVALÊNCIAS ATUAIS

Autores

  • Eucídio Arruda Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

educação, trabalho, novas tecnologias.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo discutir teoricamente o papel das novas tecnologias informacionais (internet), na nossa sociedade atual, e suas relações com a educação e trabalho. Utilizamos o referencial teórico, que considera o trabalho como eixo central na nossa sociedade, e promovemos um diálogo com as novas tecnologias que estão transformando o trabalho em todos os setores da sociedade. Discutimos a postura que a dinâmica da sociedade capitalista vem exigindo da escola, e como as novas tecnologias promovem uma radical desvalorização das pessoas mais velhas e a “fetichização” presente em tudo que significa de “última geração”. Por último, fazemos uma pequena análise sobre a produção de valor nos meios virtuais, através de um referencial marxiano.

Biografia do Autor

Eucídio Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Membro do NETE [Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da FAE/UFMG]; Membro do GETEC [Grupo de Estudos sobre Gestão, Trabalho, Cidadania e Educação da FACE/UFMG]

Publicado

28-08-2007

Como Citar

ARRUDA, Eucídio. UMA ANÁLISE SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO: AMBIVALÊNCIAS ATUAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 7 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23889. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua