CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
leitura, educação, femininoResumo
O título reporta-se a algumas considerações sobre o ensino da leitura e da literatura numa sociedade cujo processo de formação e de instrução pública está em discussão e desenvolvimento. Rever a sociedade império-republicana, entre meados do século XIX e o início do século XX, implica, no interior deste artigo, problematizar algumas de suas práticas, entre elas, as de escolarização. Nesse sentido, reaproprio-me de uma parcela da produção historiográfica com a qual venho debruçando-me, tais como: textos de época, autobiografias femininas, teses e artigos científicos. Essa documentação ajuda a elucidar alguns aspectos sobre essa sociedade, seus modelos de socialização do conhecimento e o papel da escola nessa dinâmica.Downloads
Publicado
28-08-2007
Como Citar
DE LACERDA, Lílian Maria. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23885. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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