INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
inclusão digital, informação, comunicação, Paulo Pavarini RajResumo
Paulo Pavarini Raj é PhD em Sistemas de Informação e professor da Faculdade de Ciências Médicas na disciplina de Informática Médica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Rodrigo Baggio é diretor-executivo do Comitê de Democratização da Informática (CDI). Apesar de não procederem da área educacional, ambos procuram encontrar caminhos para a aplicação de tecnologias no campo social. Na medida em que se constroem novas utopias, é fundamental trazer para o debate experiências anteriores e dar visibilidade às mais recentes, para aprofundar a discussão de problemas recorrentes. Atendendo a uma demanda dos novos tempos e aproveitando o poder da integração virtual, a entrevista foi desenvolvida on line. Formulamos um conjunto de questões que tematizaram o ciberespaço como epicentro, exclusão e inclusão digital, alfabetização digital em classes sociais menos favorecidas economicamente, financiamento de projetos de implantação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema escolar. Mauro Sá Rego, professor adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi convidado a interagir e propor outras perguntas aos entrevistados.Downloads
Publicado
22-08-2007
Como Citar
MACIEL, Ira Maria. INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23876. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.