INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Ira Maria Maciel Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

inclusão digital, informação, comunicação, Paulo Pavarini Raj

Resumo

Paulo Pavarini Raj é PhD em Sistemas de Informação e professor da Faculdade de Ciências Médicas na disciplina de Informática Médica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Rodrigo Baggio é diretor-executivo do Comitê de Democratização da Informática (CDI). Apesar de não procederem da área educacional, ambos procuram encontrar caminhos para a aplicação de tecnologias no campo social. Na medida em que se constroem novas utopias, é fundamental trazer para o debate experiências anteriores e dar visibilidade às mais recentes, para aprofundar a discussão de problemas recorrentes. Atendendo a uma demanda dos novos tempos e aproveitando o poder da integração virtual, a entrevista foi desenvolvida on line. Formulamos um conjunto de questões que tematizaram o ciberespaço como epicentro, exclusão e inclusão digital, alfabetização digital em classes sociais menos favorecidas economicamente, financiamento de projetos de implantação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema escolar. Mauro Sá Rego, professor adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi convidado a interagir e propor outras perguntas aos entrevistados.

Biografia do Autor

Ira Maria Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano; Professora Adjunta da Faculdade de Educação; Coordenadora da Câmara Técnica de Educação a Distância [UERJ]

Publicado

22-08-2007

Como Citar

Maciel, I. M. (2007). INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Teias, 2(3), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23876