BRIZOLETAS: A AÇÃO DO GOVERNO DE LEONEL BRIZOLA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL (1959-1963)
Palavras-chave:
brizoletas, educação pública, escolaResumo
Este artigo descreve a ação educacional desenvolvida no Rio Grande do Sul pelo governo de Leonel Brizola, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), entre 31 de janeiro de 1959 e 31 de janeiro de 1963. Nesse período, o governo do estado desenvolveu o projeto educacional denominado “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”, que resultou em significativa ampliação das oportunidades de acesso à educação. Também é proposta uma discussão sobre alguns elementos que podem contribuir para a análise do projeto governamental, vinculados ao desenvolvimentismo, ao populismo e à decisão do governador de priorizar a educação.Downloads
Publicado
22-08-2007
Como Citar
DE QUADROS, Claudemir. BRIZOLETAS: A AÇÃO DO GOVERNO DE LEONEL BRIZOLA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL (1959-1963). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23870. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.