SUCESSO/FRACASSO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE PRESSUPOSTOS
Palavras-chave:
desempenho escolar, grupos sociais populares, teorias pedagógicasResumo
Este artigo tem como temas centrais a análise de pressupostos que nortearam o estudo do desempenho escolar de grupos sociais populares, em Sociologia da Educação, e a defesa de um olhar diferenciado sobre as práticas escolares desses setores. Avalia um conjunto de proposições dedicadas ao tratamento do sucesso/fracasso escolar, em particular a vertente pedagógica que se consolida na década de 1980 – identificada, usualmente, como pedagogia crítica. O autor considera que, em geral, as teorias analisadas trataram os grupos sociais populares a partir de um pressuposto de deficiência – no caso das teorias liberais – ou construíram uma visão monolítica e vitimizante. Ignoraram a heterogeneidade dos setores populares, a capacidade de construírem estratégias diferenciadas e de se relacionarem com a escola a partir de valorações distintas das afirmadas por grupos sociais médios e dominantes.Downloads
Publicado
22-08-2007
Como Citar
DE SOUZA E SILVA, Jailson. SUCESSO/FRACASSO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE PRESSUPOSTOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 16 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23867. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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