A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA ACADEMIA DE ALTOS ESTUDOS – FACULDADE DE FILOSOFIA E LETRAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1916-1921)
Palavras-chave:
formação de docentes, graduação em história e geografia, ensino de história, ensino superior, Faculdade de Filosofia e Letras, Instituto Histórico e Geográfico BrasileiroResumo
O artigo analisa a trajetória da Faculdade de Filosofia e Letras do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1916-1921), estabelecimento privado criado no âmbito do Instituto Histórico por iniciativa de Manuel de Oliveira Lima, renomado intelectual do início do século. É importante salientar que até o presente momento essa instituição permanece ignorada pelos especialistas. Apesar da sua curta existência – suas atividades foram suspensas em 1921 – a iniciativa do IHGB constituiu uma experiência pioneira que buscava suprir uma grave lacuna na educação nacional, isto é, a formação de professores de ensino médio.Downloads
Publicado
02-08-2007
Como Citar
GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. A EXPERIÊNCIA PIONEIRA DA ACADEMIA DE ALTOS ESTUDOS – FACULDADE DE FILOSOFIA E LETRAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1916-1921). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23823. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.