A EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA

Autores

  • Margarida de Souza Neves Pontifícia Universidade Católica - RJ

Palavras-chave:

memória, educação, descobrimentos

Resumo

O artigo pretende aprofundar o tema da memória e suas relações com a identidade individual e coletiva e assim sublinhar sua importância para a educação e para os educadores. Pretende igualmente sugerir um exercício que permita definir as coordenadas que situam a memória como trabalho e como arte, buscando aprofundar os nexos entre tempo, memória e história. O exercício proposto tem como referência a memória construída e celebrada na comemoração dos assim chamados “500 anos de Brasil”.

Biografia do Autor

Margarida de Souza Neves, Pontifícia Universidade Católica - RJ

Doutora em História Professora do Departamento de História [PUC-RJ]

Publicado

02-08-2007

Como Citar

NEVES, Margarida de Souza. A EDUCAÇÃO PELA MEMÓRIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23820. Acesso em: 2 maio. 2025.