Elementos Estruturais da Educação Popular e os Movimentos Camponeses do Brasil

Autores/as

  • Roberta Traspadini

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2886

Resumen

O artigo aborda o tema da educação popular como princípio onto-criativo da emancipação humana. O ensaio se baseia em estudos acadêmicose reflexões sobre a militância em educação popular, enfocando o contexto sócio-histórico de mercantilização da vida social pelo capital no Século XXI e da luta do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) que resignificam a disputa política no país. A ação pedagógica transformadora dos movimentossociais camponeses caracteriza a educação popular como tática-estratégia de (re) ação das lutas sociais. A partir do Materialismo Histórico Dialético o artigo retoma os conceitos fundadores de educação popular para compreender a totalidade dos processos vividos e refletidos pelos trabalhadores 

Biografía del autor/a

Roberta Traspadini

Educadora Popular. Professora Militante da Escola Nacional Florestan Fernandes. Mestre em Desenvolvimento Econômico e doutoranda em estudos latino-americanos da Universidade Autônoma do México (UNAM)

Publicado

2012-04-03

Cómo citar

Traspadini, R. (2012). Elementos Estruturais da Educação Popular e os Movimentos Camponeses do Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (25), 87–114. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2886

Número

Sección

Lutas e Movimentos Sociais