Normas Editoriais

1) A estrutura da Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea é aberta e composta fundamentalmente de artigos resultantes de pesquisas, teses, dissertações e monografias, bem como de ensaios, resenhas, entrevistas, resumos de palestra, relatórios e/ou resultados adaptados de investigações acadêmico-científicas e registros significativos. Através das contribuições enviadas, das sugestões recebidas ou de análise de assuntos que assumam relevância na conjuntura social, acadêmico-científica e/ou profissional, a Equipe Editorial poderá organizar dossiês que enfatizem determinadas temáticas. Manuscrito oriundo de monografia de final de curso de graduação deverá ser submetido em coautoria com professor(a)/orientador(a).

2) São aceitas contribuições à submissão de manuscritos em português, inglês ou espanhol, de artigos inéditos. Eventualmente, a revista Em Pauta poderá republicar artigos, especialmente, de natureza significativa e importante para área e/ou de traduções de artigos publicados em outro idioma.

3) Será assegurado o anonimato para os(as) autores(as) e pareceristas no processo de avaliação dos manuscritos (sistema duplo cego), em qualquer circunstância. Os artigos aprovados serão submetidos a apreciação da Equipe Editorial para a composição final das edições de cada volume/ano, tendo em vista os critérios e normas dos indexadores e da política editorial da revista.

4) Os manuscritos aprovados e não publicados poderão permanecer pelo prazo máximo de 12 (doze) meses no banco de artigos da revista para posterior publicação, ressalvados os casos de recusa formalizada pelo(a/s) autor(a/es). Após este prazo, os(as) autores(as) podem desistir da publicação do artigo na Revista em Pauta, mediante comunicado. 

5) É permitida a submissão de somente 1 (um) manuscrito por volume/ano, sendo que a publicação de mais de um manuscrito, com a participação do(a) mesmo(a) autor(a), deverá obedecer a este intervalo mínimo de 1 (um) ano, exceto quando convidado pela Equipe Editorial para elaborar conteúdos editoriais específicos. A revista Em Pauta reserva-se o direito de exclusividade na publicação de artigos e similares, cabendo à Equipe Editorial avaliar as exceções.

6) Os manuscritos de autoria coletiva não deverão exceder o limite máximo de 4 (quatro) autores(as). E, ainda, na Ficha de registro, será necessário indicar se há um(a) primeiro(a) autor(a)/autor(a) principal e a hierarquia de entrada dos nomes. Caso os(as) autores(as) não façam a referida indicação, a revista utilizará a ordem alfabética, com entrada pelos sobrenomes dos(as) autores(as). Uma vez submetido o artigo em coautoria, não será permitida a retificação de autoria.

7) Os artigos devem ser encaminhados à Equipe Editorial, por e-mail e/ou pelo portal de publicações eletrônicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na URL <http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta>, não sendo necessário enviar cópia impressa pelo Correio. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

8) Os manuscritos submetidos à apreciação da Revista não deverão conter dados de identificação dos(as) autores(as), sendo acompanhados por outro arquivo, como folha separada do corpo do artigo, designada como folha de rosto. Nesta folha devem ser expostos e especificados: nome completo, filiação institucional, titulação atualizada, ORCID, endereço de e-mail. Esses dados serão publicados, quando o manuscrito for aceito, atendendo a indicação de indexadores e sob as normas de publicação da revista Em Pauta. No portal de publicações da revista Em Pauta consta modelo disponível na aba “formulários”. No envio deve ser indicado se o manuscrito está sendo submetido via fluxo contínuo para a seção tema livre ou por edital de chamada para o dossiê temático de uma edição específica. Deverá ser informada, também, a contribuição de cada autor(a) na concepção, elaboração e revisão do artigo.

9) Para a submissão, além do arquivo contendo o manuscrito, são necessários os documentos abaixo relacionados, que deverão ser assinados, digitalizados e enviados para o correio eletrônico da revista (revistaempauta.uerj@gmail.com) ou anexados como documento suplementar, quando submetidos via plataforma SEER:

     Declaração de Responsabilidade;

     Transferência de Direitos Autorais;

     Ficha de registro preenchida;

     Folha de rosto.

10) Ao enviarem o manuscrito para a Revista, os(as) autores(as) atestam que o artigo não foi e/ou será enviado simultaneamente a outro(s) periódico(s), seja no formato eletrônico ou impresso, se comprometendo a não enviar o material para outra forma de publicação enquanto perdurar o processo de submissão e análise da Revista Em Pauta, ou seja, enquanto a sua publicação estiver sendo considerada.

11) Os(as) autores(as) atestam, também, a sua participação na concepção, elaboração e revisão (parcial ou integral) do artigo, assumindo publicamente seu conteúdo e reconhecendo sua autoria e ineditismo.

12) Os manuscritos publicados (artigos e similares) são de responsabilidade de seus(suas) autores(as), não representando necessariamente as concepções da Equipe Editorial da revista Em Pauta.

13) Os(as) autores(as) devem informar quaisquer ligações e/ou acordos de financiamento entre os(as) autores(as) e patrocinadores, que possam ter interesse na publicação do artigo e especificar formalmente se há ou não possível conflitos de interesse na realização e comunicação da pesquisa realizada. Caso interesses secundários de ordem financeira, pessoal, acadêmica, institucional ou política tenham interferido no artigo submetido ou publicado, a Equipe Editorial avaliará a situação conflitante e tornará pública a sua decisão.

14) Os autores devem fazer menção à órgãos de fomento, financiamentos e/ ou acordos com organizações diversas relacionadas e/ou interessadas pela publicação, se responsabilizando pelos créditos ou agradecimentos devidos, quando couber.

15) Todas as colaborações não encomendadas são submetidas à política de avaliação por pares, em sistema duplo cego (double-blind), adotada pela Em Pauta, garantindo a qualidade da avaliação através de um corpo de pareceristas especializados, assegurando o anonimato e a integridade da avaliação. A Em Pauta segue as seguintes etapas no processo de avaliação dos manuscritos:

 - Verifica a adequação do manuscrito ao escopo do periódico e o cumprimento dos requisitos para avaliação, conforme as normas de publicação (desk reject).

 - O manuscrito aprovado na primeira etapa, é encaminhado a três pareceristas indicados pelo(a) Editor(a) Científico, designados de acordo com a área de atuação/linha de pesquisa de qualquer instituição (distintos da filiação dos autores), seja ela nacional ou internacional. Os(as) pareceristas farão comentários quanto ao mérito acadêmico-científico do trabalho e arbitrarão sobre a aceitação, recusa e poderão sugerir reformulações. Aos(às) pareceristas é dado um prazo máximo de 30 (trinta) dias para a apresentação do parecer. Findo este prazo, a ausência de parecer implicará na análise do trabalho por outro(a) parecerista ou por um membro da Equipe Editorial da revista.

- O(s) autor(es) recebe(m) o resultado da avaliação juntamente com as recomendações dos(as) pareceristas, procedem os ajustes necessários e reenviam o manuscrito para avaliação final e, posterior, publicação. A versão revisada pelos autores dos manuscritos aceitos para publicação será verificada pela Equipe Editorial e poderá ser retornada aos autores para eventuais adequações. As recomendações dos(as) pareceristas apoiam o(a) editor(a) na decisão final de aprovação ou recusa do manuscrito.

16) A Equipe Editorial da Revista, de posse dos pareceres emitidos, reserva-se o direito de sugerir aos(às) autores(as) modificações, a fim de adequar os artigos e similares aos padrões da Revista Em Pauta. O nome do(a) editor(a) responsável pela aprovação final será publicado juntamente com o artigo aprovado.

17) Quando ocorrer a aprovação de artigos e similares, um documento de autorização da publicação será encaminhado aos(às) autores(às) que deverão remetê-lo devidamente preenchido e assinada, junto com os demais procedimentos cabíveis de revisão e versão final do material a ser publicado.

18) Os originais enviados à Revista Em Pauta serão considerados definitivos; os não aprovados, a Equipe Editorial compromete-se a inutilizar o material, e se responsabiliza, ainda, em enviar sempre uma resposta, positiva ou negativa, aos(às) autor(as).

19) Réplicas e comentários sobre os artigos publicados são do interesse da Revista Em Pauta e, se aceitos para publicação, serão enviados aos(às) autores(as) para conhecimento prévio às publicações e para direito a tréplicas, preferencialmente no mesmo número.

20) Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta pertencem ao(s) seu(s) respectivos(as) autor(as), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

21) Para possível divulgação posterior à publicação na Revista Em Pauta, quando de seu comunicado, os(as) autores(as) se comprometem a fazer constar os devidos créditos à primeira publicação na Revista “Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea”. O copyright dos artigos publicados pertence aos seus(às) autores(as) e os direitos autorais de cada edição pertencem à Faculdade de Serviço Social da UERJ, não envolvendo quaisquer pagamentos a autores.

22) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

23) Os(as) autores(as) podem disponibilizar os dados e materiais utilizados e gerados na pesquisa, pertinente ao artigo publicado, com acesso aberto em repositórios de dados reconhecidos, devendo informar à revista o local de compartilhamento. 

24) Não serão publicados artigos que atentem contra a ética na publicação científica, que emitam preconceitos de qualquer natureza ou pontos de vista incompatíveis com a Política Editorial da Revista e/ou que se contraponham aos princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA). Os(As) autores(as) devem observar os seguintes documentos: SciELO Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA (https://25.scielo.org/declaracao-ideia/); COPE’s Diversity and Inclusivity (https://publicationethics.org/resources/discussion-documents/diversity-and-inclusivity); e COPE Diversity, Equity, Inclusion, Accessibility position statement https://publicationethics.org/diversity-equity-inclusion-accessibility-position-statement).

25) Os(as) autores(as) devem observar os “Princípios de Transparência e Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” recomendados pela Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações-COPE), o Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto-DOAJ), a Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto-OASPA) e a World Association of Medical Editors (Associação Mundial de Editores Médicos-WAME); e o Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

26) Os(as) autores(as) devem observar as resoluções nacionais da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde, notadamente a Resolução 510 de 7 de abril de 2016, que normatiza a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Os artigos submetidos com conteúdo oriundo de pesquisas normatizadas pela Resolução 510 de abril de 2016 devem explicitar metodologicamente, no corpo do texto, a observância aos referidos parâmetros normativos e encaminhar, no processo de submissão do manuscrito, o Parecer de Comitê e/ou Comissão de Ética em pesquisas envolvendo seres humanos, de acordo com a regulamentação em vigor.

27) Será utilizado software de similaridade CopySpider ou outro correspondente, para auxiliar na identificação da reprodução parcial, integral ou conceitual de uma obra sem referência à(s) fonte(s) original(is) e/ou ao(à) autor(a).

28) Caso os(as) autores(as) encontrem erros e imprecisões após a publicação de seu artigo, devem notificar prontamente à Equipe Editorial desta revista para que as providências cabíveis sejam tomadas, procedendo as devidas retratações, correções e/ou revisões. As correções, retratações ou revisões de artigos serão publicadas em substituição à versão inicial do artigo publicada na revista Em Pauta, sendo devidamente exposto aos leitores o motivo da substituição e a data do ocorrido.

29) A equipe editorial ao ser notificada de má conduta de publicação tomará as providências necessárias, quando pertinente, para corrigir ou retirar a publicação.

30) Reclamações, contestações e sugestões devem ser enviadas para o e-mail revistaempauta.uerj@gmail.com, para que sejam analisadas pela Equipe Editorial e tomadas as providências cabíveis.

 

DIRETRIZES AOS(ÀS) AUTORES(ÀS) QUANTO A APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS

 

  • As contribuições sob a forma de artigos devem, necessariamente, ser apresentadas em Microsoft Word e conter entre 10 e 15 laudas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm, em papel tamanho A4 e parágrafo a 1,25 cm da margem esquerda. Estas dimensões incluem as referências completas e possíveis ilustrações. Já, as resenhas devem conter, precisamente, entre 3 (três) a 5 (cinco) laudas.

 

  • Em seu desenvolvimento, os manuscritos a serem publicados sob a forma de artigos devem conter: introdução, desenvolvimento (que pode ser apresentado a partir de diferentes tópicos e subtópicos pertinentes ao seu conteúdo), considerações finais, referências. O texto de Introdução, devem contar com a exposição do objeto/problema do texto, a abordagem teórico-metodológica adotada, seus objetivos e breve apresentação de como o artigo está estruturado e o texto de Considerações Finais deve expor os resultados principais, não apresentando conteúdos e argumentos que não foram trabalhados ao longo do texto. Em ambos os casos, se trata de conteúdos especialmente autorais que devem demonstrar as contribuições próprias dos(as) autores(as).

 

  • Os artigos não deverão conter dados de identificação dos(as) autores(as), mas devem ser acompanhados por outro arquivo, ou por folha separada do corpo do artigo, designado(a) como folha de rosto, conforme consta nas normas de publicação.

 

  • Nos manuscritos, a primeira página do texto deverá conter:

 

  • somente o título do artigo – sem (s) nome(s) do(s) autor(es) – constando, no máximo, 12 palavras;
  • o resumo, que deve contar com até, no máximo, 150 palavras e ser redigido em fonte 10 e espaço simples e seguido da apresentação de 3 a 5 palavras-chave, escolhidas entre aquelas que possam classificar com precisão o trabalho para efeito de indexação;
  • versão em inglês do título, do resumo e das palavras-chave (isto é, o Abstract e respectivas keywords).

 

  • Como a revista Em Pauta aceita contribuições em português, espanhol ou inglês. Em relação à língua dos títulos, resumos e palavras-chave, a orientação é a seguinte:

 

  • quando o artigo for em português ou em inglês, o título, o resumo e as palavras-chave só deverão ser em português e inglês;
  • quando o artigo for em espanhol, o título, o resumo e palavras-chave deverão ser em espanhol, português e inglês.

 

  • As notas de rodapé devem ser evitadas; quando indispensáveis, não deverão exceder quatro linhas.

 

  • As ilustrações (figuras, tabelas, fotos e quadros) devem ser evitadas, mas quando indispensáveis ao conteúdo, devem ser indicadas no corpo do texto (em parágrafo anterior ou posterior a sua apresentação). Ao expô-las, no corpo do manuscrito, devem contar com numeração, título, seguido de subtítulo com delimitação espacial-temporal dos dados dispostos e fonte de referência (apresentados, respectivamente, acima e abaixo da ilustração e fora do espaço da imagem), sendo que tabelas e gráficos devem seguir a normatização do IBGE com relação a título, fonte e, se couber, notas (1993, p.12;13;20). Devem também ser anexadas e enviadas em arquivos separados, atendendo aos seguintes requisitos: tabelas e gráficos em Excel, formatados, quadros e demais ilustrações devem estar em alta resolução (com pelo menos 300 dpi) em formato *JPG, *JPEG ou *TIF. Em todas as situações, será avaliada a qualidade e pertinência do material encaminhado, cabendo à Equipe Editorial a decisão sobre sua inclusão ou não, comunicando o fato ao(a/s) autor(es/as).

 

  • Os artigos e similares devem ser entregues à revista Em Pauta, revisados segundo as regras gramaticais vigentes e devem obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo responsabilidade dos(as) respectivos(as) autores(as) sua apresentação correlata aos conteúdos citados e referenciados.

 

  • A revista Em Pauta segue a orientação do Sistema Autor-Data e nas versões em vigor, a apresentação das referências deve seguir a NBR 10520 (ABNT, 2018) e em relação às citações deve seguir a NBR 6023 (ABNT, 2023).

 

Alguns exemplos das normas de uso comum são transcritos a seguir.

 

Citações e referências no corpo do texto

 

  • Citações diretas (literais) com até 3 linhas: são apresentadas dentro do corpo do texto, entre aspas, com fonte igual à do texto, seguida da devida referência, com sobrenome(s) de até três autores(as), com inicial maiúscula e as restantes minúsculas, seguida do ano da publicação e página da qual foi extraída.

 

  • Citações diretas (literais) com mais de 3 linhas: são apresentadas em parágrafo próprio, recuado a 4cm da margem esquerda, fonte 10, sem aspas para a própria citação, espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.

 

  • A citação deve ser seguida da referência, com sobrenome(s) de até três autores(as), com inicial maiúscula e as restantes minúsculas, seguida do ano da publicação e página de onde foi retirada.

 

  • Se o texto citado contiver, originalmente, trechos entre aspas, essas devem ser grafadas como aspas simples.

 

  • Se os(as) autores(as) quiserem realizar destaques seus, próprios, ao texto citado, deverá(m) utilizar a fonte em itálico e, nas referências no texto, deverá(ão) fazer menção aos grifos próprios que faz(em) ao texto original, utilizando a expressão “grifo nosso” após a página da referência). Se, ao contrário, o texto original citado já contiver trecho em destaque, esse deve ser mantido e grafado em itálico, não sendo mais necessário mencionar que o(s) grifo(s) estavam no texto original.

 

  • citações indiretas (paráfrase), quando não se utiliza as mesmas palavras do texto citado, não cabem, portanto, aspas e a(s) citação(ões) deve(m) receber apenas a referência ao sobrenome(s) de até três autores(as), com inicial maiúscula e as restantes minúsculas, seguida do ano da publicação, sem página. Nas citações indiretas, não referenciamos páginas.

 

  • Autores(as): a partir da NBR 10520, de 2023, no corpo do texto, os sobrenomes de autores(as) figuram apenas com a inicial em maiúsculas e as demais em minúsculas, seja quando mencionados em meio às próprias frases do texto, seja quando são apresentados entre parênteses antes ou após a citação;

 

  • quando a referência contar com até três autores(as), os sobrenomes de todos(as) eles(as) devem figurar no texto, separados por ponto e vírgula. Quando com três autores(as) ou mais, colocar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. grafada em itálico, com ponto ao final. Nas referências, caberá apresentar os sobrenomes e nomes abreviados de todos(as) os(as) autores(as).

 

Referências na lista ao final do artigo ou similar

 

  • As referências bibliográficas e de demais fontes são obrigatórias devem ser feitas de todas as citações (diretas e indiretas) realizadas ao longo do texto, mas apenas delas (textos lidos, mas não citados não devem constar da lista de referências ao final do artigo ou similar). Ou seja, deve haver correspondência equânime entre citações ao longo do texto e a lista de referências ao final, sendo que se utiliza apenas o título Referências, pois incluem-se todas as utilizadas ao longo do manuscrito e não apenas as bibliográficas.

 

  • A revista Em Pauta, adota a abreviatura dos primeiros sobrenomes de autores(as) na lista de referências, sendo que apenas os últimos sobrenomes de autores(as) são grafados com todas as letras em fonte maiúscula (caixa alta).

 

  • O destaque em títulos da obra principal, na Em Pauta, é realizado com fonte em itálico. Apenas o título principal em uma referência recebe destaque; o subtítulo não recebe. Por exemplo, em um periódico é o seu título que é destacado em itálico e não o título do artigo referenciado. Em um capítulo de livro, não é o seu título que é destacado e sim o livro no qual este está integrado.

 

  • Apenas a inicial do título e nomes próprios, quando houver, recebem iniciais maiúsculas, o restante do título e subtítulo não são grafados com destaque em itálico;

 

  • Para referências disponíveis em meio eletrônico, são necessárias as informações sobre o endereço eletrônico e a data de acesso (dia / mês / ano), sendo precedidos, respectivamente, das expressões "Disponível em:" e "Acesso em:". Deve ser apresentado o link (URL) completo do documento consultado, de forma que o(a) leitor(a) possa aceder diretamente ao trabalho referenciado.

 

Exemplos de referências:

 

  • Livros (obra completa com um único autor)

NETTO, J.P. Karl Marx: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.

 

  • Livros (obra completa em coletâneas organizadas)

IAMAMOTO, M.V.; SANTOS, C.M. dos. (Org.) A história pelo avesso: Serviço Social na América Latina e interlocuções internacionais. São Paulo: Cortez, 2020

 

  • Capítulo de Livro

BARBOSA, R.N. de C.; SILVA, M.M. da. Reforma trabalhista e tempo de trabalho: recomposição dos instrumentos legais do trabalho assalariado no Brasil. In: MELO, A.I.S.C.; CARDOSO, I.C. da C.; FORTI, V.L. (Org.). Trabalho, reprodução social e Serviço Social: desafios e utopias. Uberlândia, MG: Editora Navegando, 2020, p. 27-47. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_e201cab1476d402aad49c66777151dcd.pdf. Acesso em: 08 dez. 2020.

 

  • Periódicos - Revistas

JUSTEN, A.; GURGEL, C.; BRAGA, W.P. Reprimarização, política pública do trabalho e superexploração no Brasil: revisitando Ruy Mauro Marini. R. Katál., Florianópolis, v.26, n. 3, p. 405-415, set/dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/92724/54399. Acesso em: 20 dez. 2023.

 

  • Jornais

Matérias assinadas

SANTIAGO, T. Negros morreram quase duas vezes mais de Covid- 19 do que brancos no Itaim Bibi em 2021, diz pesquisa. O Globo – G1. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/09/13/populacao-negra-morreu-17-vez-a-mais-de-covid-19-do-que-populacao-branca-no-itaim-bibi-em-2021-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 03 out. 2023.

 

Matérias não assinadas

RESPOSTAS e lacunas sobre a covid longa, que afeta até 20% dos que foram infectados pelo coronavírus. Informe ENSP. Rio de Janeiro; ENSP/Fiocruz, 18 ago. 2022. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/53342. Acesso em: 10 out. 2022.

 

  • Filmes, vídeos, entre outros em meio eletrônico

DALCOMO, M. Vacina com mais de 55% de eficácia acaba com a pandemia: Margareth Dalcolmo na TVGGN. [Entrevista concedida a Luiz Nassif]. TV GGN, 9 jan. 2021, vídeo. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/vacina-com-mais-de-55-de-eficacia-acaba-com-a-pandemia-margareth-dalcolmo-na-tvggn/. Acesso em: 07 out. 2023.

 

  • Legislação

BRASIL. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União. n. 98, 24 maio 2016, seção 1, p. 44-46. Ministério da Saúde. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.