Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea é um veículo de divulgação científica da Faculdade de Serviço Social da UERJ, e, desde o seu 19º número, apresenta um novo projeto editorial e gráfico, condizente com normas acadêmicas e editoriais internacionais requeridas para indexação de periódicos científicos. A Revista tem 54 números publicados e consta do programa QUALIS da CAPES com avaliação A1 na área de Serviço Social, em nível nacional. Os temas de publicação da revista gravitam em torno das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado): Políticas Sociais e Trabalho.
A Revista é espaço de debate e difusão da produção acadêmica resultante de pesquisas científicas, ensaios, resenhas, traduções e expressões culturais concernentes à teoria social e realidade contemporânea. Simultaneamente é espaço de intercâmbio de ideias produzidas em diversos contextos e continentes, condizente com a precípua natureza da instituição universitária.
Nessa perspectiva, a Revista Em Pauta afirma-se como um veículo editorial profundamente sintonizado com os processos sociais que adensam a realidade nacional, latino-americana e internacional, e atento aos seus desdobramentos conjunturais. Esforça-se para contribuir com o fomento e difusão do acervo de interpretações teórico-críticas sobre o cenário atual na ótica dos sujeitos coletivos que representam os interesses do trabalho, ao tempo em que deseja impulsionar o debate e a polêmica com outras vertentes do pensamento social.
Ao integrar de forma indissociável teoria e história, a Revista inscreve-se no terreno de resistência teórica e prático-política à hegemonia do grande capital, com prevalência no cenário mundial e particulares expressões no país e no continente latino-americano.
Em um longo ciclo de tonalidade depressiva da economia mundial, cujo ônus recai predominantemente sobre os países periféricos - e no seu interior sobre o conjunto das classes trabalhadoras -, verifica-se um amplo redimensionamento das funções do Estado a serviço dos interesses dos grandes grupos industriais e das finanças. Aquela hegemonia vem resultando na radicalização e criminalização da questão social, com seu séquito de desigualdades, violências e clamores de resistências. Presencia-se o desmonte das políticas públicas universais, a restrição do emprego e correspondente ampliação do desemprego. Acoplam-se ainda a este quadro a avassaladora destruição do meio ambiente, a violação dos direitos humanos e a destituição dos direitos do trabalho conquistados ao longo da história, mediante lutas coletivas de homens e mulheres na defesa de seus meios de vida, de trabalho e de expressão política e cultural. Estes são alguns dos dilemas, inéditos ou que se metamorfoseiam sob novas formas históricas, da maior envergadura, e que desafiam a razão crítica.
Esse é o terreno sócio-histórico em que se situa o Serviço Social na atualidade, o que o instiga a travar uma ampla interlocução com as produções realizadas no seu âmbito acadêmico. Mas, também, em uma perspectiva inter ou multidisciplinar, com aquelas oriundas de áreas afins, que tenham como marco o pensamento social clássico e contemporâneo para a leitura crítica dos processos macrosocietários e suas feições particulares ligadas aos sujeitos que lhes dão vida.
A Revista da FSS/UERJ, portanto, se constitui em espaço de troca de ideias e críticas produzidas em diversos contextos e continentes, além de ser canal de debate e interlocução sobre os fundamentos, experiências e demandas da profissão. O foco de atenção da Revista está voltado, portanto, para a compreensão de determinações e contradições socioculturais que envolvem a esfera da política e o mundo do trabalho, com destaque para as lutas sociais no Brasil e nos países hispano-americanos, em seus embates por políticas públicas, liberdade e democracia. São lutas e processos que, seguramente, circunscrevem a profissão na América Latina e exigem respostas teóricas, políticas, éticas e novas formas interventivas.
Missão
A Revista Em Pauta, como periódico editado por uma universidade pública, tem como missão publicar, divulgar, disseminar e promover o intercâmbio de produções científicas atuais e relevantes, relacionadas ao Serviço Social, abrangendo temáticas das Ciências Sociais e Humanas.
As publicações da Revista Em Pauta são de acesso aberto, de uso gratuito, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público contribui para proporcionar maior socialização, democratização do debate acadêmico-científico e para incentivar a produção de novos conhecimentos.
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea é arbitrada por pares. Todas as colaborações não encomendadas são encaminhadas à Equipe Editorial – que as submeterá ao processo de avaliação, no sistema duplo cego, a partir do parecer de dois membros do Conselho Editorial Científico, podendo ser realizado convite também a pareceristas ad hoc, a quem cabe recomendar a publicação, mantendo sigilo sobre o parecer emitido. Quando da não coincidência das avaliações, o artigo será enviado para um terceiro parecerista. A Equipe Editorial da Revista, de posse dos pareceres do Conselho Editorial Científico, reserva-se o direito de sugerir aos autores modificações, a fim de adequar os artigos e similares aos padrões da Revista Em Pauta.
Os originais enviados à Revista Em Pauta serão considerados definitivos; os não aprovados, a Equipe Editorial compromete-se a inutilizar o material, e se compromete, ainda, a enviar sempre uma resposta, positiva ou negativa, por e-mail e/ou diretamente ao(s) autor(es). Em caso de aprovação, poderão ser sugeridas modificações, sendo as sugestões encaminhadas ao(s) ao(s) autor(es) para revisão – quando couber para o mesmo número da revista, ou, quando não, para submissão; em próximo número, desde que atendidas as sugestões propostas. Em caso de recusa, não serão comunicadas as razões. Será assegurado o anonimato para os autores no processo de avaliação e aos pareceristas sobre sua avaliação, em qualquer circunstância.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, conforme a definição da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI – Budapest Open Access Initiative).
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.
Protocolo de interoperabilidade OAI
O periódico adota o uso do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH). Protocolo que possibilita a coleta de metadados (título, resumo, palavras-chave, nome dos autores e outros dados associados) dos textos publicados na revista. Este mecanismo possibilita a troca de informações com outros sistemas de publicações como bases de dados, repositórios, etc.
Endereço da interface OAI: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/oai
Preservação digital
O periódico utiliza o sistema Lots Of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), desenvolvido pela Universidade de Stanford, que possibilita a criação de arquivos para fins de preservação, e eventual restauração do conteúdo em bibliotecas participantes. A revista também está preservada na Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Indexação
DOAJ - Directory of Open Access Journals
LATINDEX - Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal – <http://www.latindex.unam.mx>
Portal de Periódicos da CAPES
Sumários de Revistas Brasileiras (Sumário.org) – <http://www.sumarios.org>
Formulários para submissão
Baixe os formulários necessários para submissão de material através de seus respectivos links.
1) Declaração de Responsabilidade
2) Transferência de Direitos Autorais
Público Alvo
A Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea é um periódico dirigido a assistentes sociais, profissionais de áreas afins, professores, pesquisadores e demais sujeitos políticos comprometidos com os processos democráticos.
Sponsors
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea é uma publicação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ).
2010/2012 - Nesse período a Revista Em Pauta foi financiada com Subsídios da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) através de Projeto de Apoio a Periódicos Científicos, pelo que apresenta seus agradecimentos.
2013/2016 - Nesse período a Revista Em Pauta contou com Subsídios da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pelo que apresenta seus agradecimentos.
2017 - Nesse período, a Revista Em Pauta contou com o financiamento de verba proveniente do PROEX - Capes vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj, pelo que apresenta seus agradecimentos.