Políticas de saúde: instrumento de submissão dos usuários aos mínimos sociais

Autores/as

  • Arlene Laureti Monterrosa Ayala

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2619

Resumen

O objetivo deste texto é examinar o atendimento das necessidades dos indivíduos como resultado das políticas públicas de saúde. Nele são discutidas duas dimensões fundamentais. A primeira trata das necessidades humanas a partir de algumas concepções teóricas e históricas, e a segunda das limitações das práticas produtivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento de dadas necessidades. A partir dessa discussão foi possível identificar dois aspectos importantes, a saber: o sistema jurídico-político brasileiro não tem reconhecido a política social de saúde como direito do cidadão; as políticas públicas de atendimento às necessidades básicas dos indivíduos veem transformando o SUS em instrumento de submissão de seus usuários aos mínimos sociais.Palavras-chave : políticas públicas; Sistema Único de Saúde; necessidades em saúde.

Biografía del autor/a

Arlene Laureti Monterrosa Ayala

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. Mestre em Saúde Pública pelo Centro de Ciências daSaúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereço postal: Secretaria Municipal de Saúde, ruaItajaí, 51, Centro, Joinville/SC.
CEP 89201-090

Publicado

2012-03-01

Cómo citar

Ayala, A. L. M. (2012). Políticas de saúde: instrumento de submissão dos usuários aos mínimos sociais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (26), 85–98. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2619

Número

Sección

Desigualdade Social Em Questão