Pigmentocracia: classe, raça e gênero no sistema de bem-estar social sul-africano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45247

Resumo

O artigo analisa como as relações sociais de classe, raça e gênero presentes na formação social da África do Sul resultaram na constituição de um sistema de bem-estar social pigmentocrático. O estudo é qualitativo e se fundamenta na teoria da consubstancialidade das relações sociais de classe, raça e gênero produzida pela sociologia crítica sul-africana. Para o levantamento dos corpora foram realizadas revisão de literatura e análise de documentos oficiais. Foram analisados documentos produzidos desde o fim do período colonial até o ano de 1996. O estudo identificou que as relações de segregação engendraram um amplo sistema de bem-estar social orientado à ascensão e proteção social das famílias brancas. Enquanto isso, negros, mestiços e asiáticos se tornaram cada vez mais destituídos de direitos. Mesmo com o fim do apartheid, o sistema de bem-estar social sul-africano continua (re)produzindo a pigmentocracia, a partir das condicionalidades neoliberais que orientaram a transição à democracia.

 

Palavras-Chave: África do Sul; bem-estar social; classe; raça e gênero; consubstancialidade das relações sociais.

Biografia do Autor

Evandro Alves Barbosa Filho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Pós-doutorando, Bolsista PNPD - CAPES/FACEPE na UFPE.

Ana Cristina de Souza Vieira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Solange Rocha, University of Cape Town - UCT (África do Sul)

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Pesquisadora associada do Departamento de Sociologia da University of Cape Town - UCT, África do Sul. 

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

Barbosa Filho, E. A., Vieira, A. C. de S., & Rocha, S. (2019). Pigmentocracia: classe, raça e gênero no sistema de bem-estar social sul-africano. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45247