Políticas de saúde: instrumento de submissão dos usuários aos mínimos sociais

Autores

  • Arlene Laureti Monterrosa Ayala

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2619

Resumo

O objetivo deste texto é examinar o atendimento das necessidades dos indivíduos como resultado das políticas públicas de saúde. Nele são discutidas duas dimensões fundamentais. A primeira trata das necessidades humanas a partir de algumas concepções teóricas e históricas, e a segunda das limitações das práticas produtivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento de dadas necessidades. A partir dessa discussão foi possível identificar dois aspectos importantes, a saber: o sistema jurídico-político brasileiro não tem reconhecido a política social de saúde como direito do cidadão; as políticas públicas de atendimento às necessidades básicas dos indivíduos veem transformando o SUS em instrumento de submissão de seus usuários aos mínimos sociais.Palavras-chave : políticas públicas; Sistema Único de Saúde; necessidades em saúde.

Biografia do Autor

Arlene Laureti Monterrosa Ayala

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. Mestre em Saúde Pública pelo Centro de Ciências daSaúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereço postal: Secretaria Municipal de Saúde, ruaItajaí, 51, Centro, Joinville/SC.
CEP 89201-090

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

Ayala, A. L. M. (2012). Políticas de saúde: instrumento de submissão dos usuários aos mínimos sociais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (26), 85–98. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2619

Edição

Seção

Desigualdade Social Em Questão