Ditadura militar, as greves metalúrgicas de 1979 em Belo Horizonte e Contagem e a fotografia de Mana Coelho

Autores

Palavras-chave:

Greves, Fotografia, Movimento Metalúrgico, Ditadura Militar

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/85590

Nas efemérides dos 60 anos do golpe militar brasileiro, este artigo tem como objetivo investigar duas greves metalúrgicas que ocorreram em maio e setembro de 1979: a primeira na Mannesmann e a segunda em várias empresas da Cidade Industrial de Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais. Utilizar-se-á, para tanto, de fontes orais (História Oral), documentais e bibliográficas. Dentre as fontes documentais, está a fotografia de Mana Coelho, que registrou ambas as greves para o Jornal dos Bairros. A análise dessas fontes, quando complementada com as narrativas dos sujeitos históricos entrevistados, permitirá reconstruir o contexto de agitação sindical e resistência das trabalhadoras e dos trabalhadores metalúrgicos por direitos sociais e contra a ditadura militar (1964-1985).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayara Talita Lemos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora de Direito na UFJF-Campus Governador Valadares, Doutora em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017), Mestre em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012), com Pós doutorado em Direito pela UFMG (2018) e pela UNIFESP (2023).

Otávio Lopes de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Direito pela UFMG, Mestre em Direito pela UFMG, Graduado em Direito pela UFJF-Campus Governador Valadares. 

Manoela Bicalho Martins de Carvalho , Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em História na UFMG. 

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Lemos, T. T., Lopes de Souza, O., & Bicalho Martins de Carvalho , M. (2025). Ditadura militar, as greves metalúrgicas de 1979 em Belo Horizonte e Contagem e a fotografia de Mana Coelho. Revista Direito E Práxis, 16(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/85590

Edição

Seção

Artigos inéditos