Tráfico de Drogas e Homicídios

Um Estudo de Correlação a Partir do “Pacto pela Vida” em Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Tráfico de drogas, Homicídio, Correlação

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/79598

O Pacto pela Vida é um programa de segurança pública pernambucano que possui o objetivo central de reduzir a taxa de crimes violentos letais e intencionais no estado. A legislação estadual que decorreu do programa instituiu bonificações financeiras a agentes de segurança pública que colaborassem para a redução dessa taxa, mediante a produtividade em indicadores como o da apreensão de drogas, o que demonstra ter sido traçada uma relação de causalidade entre esse mercado e a expansão da violência letal. De fato, a literatura tem observado alguma associação entre mercados ilícitos de drogas e altos níveis de violência. Por isso, o presente buscou testar a correlação entre ocorrências de tráfico de drogas e a taxa de homicídios dolosos em Pernambuco, com dados mensais de 2011 a 2021. Foi realizado o teste de correlação de Pearson, utilizando-se a taxa de homicídios dolosos como variável dependente (y) e os dados de apreensão de entorpecentes como variável explicativa (x). O resultado foi uma correlação mediana, o que demonstra, para o escopo do presente trabalho, que não é possível inferir uma relação de causalidade entre repressão ao tráfico de drogas e redução da taxa de homicídios, sugerindo que outras variáveis afetam o fenômeno do homicídio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Alves Xavier Ramos, Universidade Católica de Pernambuco

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestranda em Direito na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

Érica Babini Lapa do Amaral Machado, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Docente na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e na Universidade de Pernambuco – UPE.

José Mário Wanderley Gomes Neto, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Docente na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Como Citar

Alves Xavier Ramos, L., Babini Lapa do Amaral Machado, Érica, & Wanderley Gomes Neto, J. M. (2025). Tráfico de Drogas e Homicídios: Um Estudo de Correlação a Partir do “Pacto pela Vida” em Pernambuco. Revista Direito E Práxis, 16(1), 1–27. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79598

Edição

Seção

Artigos inéditos