El legado psicológico de Rogelio Díaz-Guerrero
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2010.8982Palavras-chave:
Psicologia do mexicano, Psicologia trasncultural, EtnopsicologiaResumo
O autor identifica quatro dimensões básicas na obra do psicólogo mexicano Rogelio Díaz-Guerrero (1918-2004): a) seu interesse pioneiro por construir uma psicología do mexicano se inicia com a publicação de Estudios de psicología del mexicano (1961) e culmina 42 anos depois com seu livro Bajo las garras de la cultura. Psicología del mexicano 2 (2003); b) a orientação culturalista de seu pensamento; c) sua adesão à psicologia transcultural, em reação ao etnocentrismo psicológico dominante em sua época; d) sua proposta de uma etnopsicologia, que leve à elaboração de psicologias nativas. Sua obra exuberante, elaborada com rigor metodológico e refinada análise estatística, é uma mensagem às novas áreas de psicólogos latino-americanos. O presente artigo é escrito pelo autor em homenagem ao amigo e companheiro de profissão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.