O olhar do adolescente sobre a liberdade na escola: um estudo fenomenológico-compreensivo
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2013.7882Resumo
Este trabalho focaliza as experiências da liberdade de adolescentes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com doze alunos. Os conteúdos expressos foram analisados com base numa estrutura de etapas proposta por Amatuzzi e concluiu-se que um contexto escolar mais liberal pode favorecer no processo de amadurecimento do adolescente, orientando-o no aprendizado da responsabilidade e da autonomia. A adolescência foi significada pelos entrevistados como uma complicada e confusa transição do status de criança para o de adulto. Estes adolescentes, ao viverem sua liberdade, entendem que ela comporta em si um caráter de contenção, de restrição e o fazem com base numa decisão que sabidamente terá ressonâncias no seu futuro; nesse processo decisório, onde a figura do outro é significativamente importante, predominam características como irreflexão e impulsividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.