Consciência Fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita por Adultos

Autores/as

  • Rosane Braga de Melo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Jane Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8419

Palabras clave:

Consciência fonológica, Leitura, Escrita, Adultos

Resumen

O presente estudo examina o papel de diferentes habilidades de consciência fonológica para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita por jovens e adultos no Português Brasileiro, considerando outras habilidades linguístico-cognitivas que concorrem para este aprendizado como a habilidade verbal, memória e os níveis iniciais de leitura e de escrita com os quais os participantes ingressaram na Educação de Jovens e Adultos. Foram avaliados no início e ao final do ano letivo, trinta e oito jovens e adultos matriculados em classes de alfabetização no Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que o nível inicial de leitura e a habilidade de segmentação foram os melhores preditores do desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita ao final do ano letivo.

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Publicado

2013-11-04

Cómo citar

Melo, R. B. de, & Correa, J. (2013). Consciência Fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita por Adultos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(2), 460–479. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8419

Número

Sección

Dossiê Metalinguagem