Congresso de Psicanálise da Banana: Evidências Inaugurais da Discriminação na Política Institucional Lacaniana
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.77712Palabras clave:
história da psicanálise, instituições psicanalíticas, políticaResumen
Abordou-se a chegada do pensamento lacaniano ao Brasil e a sua divulgação no Congresso Psicanalítico da Banana, marco inaugural no qual se encontra uma expressão nacional da reprodução dos impasses político-institucionais nas escolas lacanianas. Procedeu-se a uma busca no sítio da hemeroteca digital da Fundação Biblioteca Nacional utilizando como descritores o nome do evento e/ou o nome de seus organizadores no período de fevereiro de 1980 a dezembro de 1989. Utilizou-se como referência do trabalho a perspectiva da Escola dos Annales,que considera que a escrita histórica deve se orientar por problemas específicos; a consideração da transferência como marca indelével da pesquisa realizada por psicanalistas pesquisadores; as reflexões de Ricouer sobre as etapas da construção do conhecimento historiográfico. As matérias publicadas apresentam de forma recorrente: as celeumas entre os psicanalistas lacanianos e os filiados à IPA; a busca de reconhecimento dos analistas lacanianos brasileiros pelos franceses; a proposta de discussão da conjuntura nacional por meio da psicanálise; a divergência entre analistas lacanianos brasileiros acerca da tutoria francesa nas instituições surgidas no Brasil. Propôs-se a consideração da dimensão transferencial como possibilidade de construção de uma política emancipatória nas instituições psicanalíticas.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.