Sentidos de Intolerância Religiosa Contra Religiões Afro-brasileiras por Grupos com e sem Religião
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.77692Palabras clave:
representações sociais, intolerância religiosa, religiões afro-brasileiras, pertencimento religiosoResumen
Neste artigo, discutimos os resultados de pesquisa sobre sentidos atribuídos às minorias religiosas, Religiões Afro-brasileiras (RAb's) por participantes com e sem religião e suas relações com a Intolerância Religiosa (IR). Adotamos a Teoria das Representações Sociais em articulação com as Relações Intergrupais e Identidades Sociais. O método é qualitativo com técnicas de análise auxiliadas pelo software Iramuteq em questionários de associação livre de palavras aplicados a 165 participantes e análises de conteúdo das justificativas das associações evocadas. Os resultados sugerem mudanças e permanências: de uma parte, um pensamento social de exclusão influenciado pelos discursos religiosos dominantes; de outra, a representação das RAb's como religiões, com indícios de ambiguidades no Núcleo Central. Foi observada objetivação com elementos novos (religião e cultura) e antigos (rituais, espírito, terreiro, orixás). Nos núcleos de sentido do grupo com religião: exclusão de negros e ancoragem em rituais; ênfase na corporalidade ritualística, visual e performática expressando sentidos simbólicos de malignidade e demonização das pessoas de bem (com religião) X pessoas do mal (Rab's). Os resultados sugerem crença institucionalizada nas pessoas e sentido de pertencimento social, inclusão à identidade grupal e exclusão dos "diferentes", o que pode provocar acirramento da intolerância.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.