Avaliação de Estudante com Altas Habilidades/Superdotação Pré e Pós-Oferta de Enriquecimento Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.66497

Palabras clave:

aluno superdotado, teste diagnóstico, suplementação, sala de aula comum, psicomotricidade

Resumen

Objetiva-se apresentar o processo de avaliação e confirmação dos indicadores de Altas Habilidades/Superdotação de um estudante, pré e pós-oferta de enriquecimento intracurricular e extracurricular. A pesquisa configura-se como descritiva, do tipo casuístico. Participou do estudo um estudante com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, matriculado nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. A coleta de dados foi realizada na escola e no Centro de Psicologia Aplicada de uma Universidade Pública da cidade, por meio de uma avaliação multimodal, envolvendo uma bateria de instrumentos aplicados junto à mãe e ao estudante, incluindo avaliação pedagógica, psicológica e psicomotora. Os resultados indicaram que o estudante apresenta fortes indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, demonstrando desempenho acima da média, com destaque em matemática, leitura e escrita, os quais puderam ser confirmados tanto pela avaliação pedagógica quanto pela psicológica, e alto desempenho na área de psicomotricidade. A oferta de enriquecimento intracurricular e extracurricular contribuiu para melhorar o desempenho do estudante.

Publicado

2022-04-25

Cómo citar

Bergamin, A. C., Cunha, V. A. B. da, Peixoto, M. B. C. de L. B. M., Santos, C. E. M. dos, & Rondini, C. A. (2022). Avaliação de Estudante com Altas Habilidades/Superdotação Pré e Pós-Oferta de Enriquecimento Curricular. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(1), 250–270. https://doi.org/10.12957/epp.2022.66497

Número

Sección

Psicología del Desarrollo