Avaliação de Estudante com Altas Habilidades/Superdotação Pré e Pós-Oferta de Enriquecimento Curricular
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.66497Palabras clave:
aluno superdotado, teste diagnóstico, suplementação, sala de aula comum, psicomotricidadeResumen
Objetiva-se apresentar o processo de avaliação e confirmação dos indicadores de Altas Habilidades/Superdotação de um estudante, pré e pós-oferta de enriquecimento intracurricular e extracurricular. A pesquisa configura-se como descritiva, do tipo casuístico. Participou do estudo um estudante com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, matriculado nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. A coleta de dados foi realizada na escola e no Centro de Psicologia Aplicada de uma Universidade Pública da cidade, por meio de uma avaliação multimodal, envolvendo uma bateria de instrumentos aplicados junto à mãe e ao estudante, incluindo avaliação pedagógica, psicológica e psicomotora. Os resultados indicaram que o estudante apresenta fortes indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, demonstrando desempenho acima da média, com destaque em matemática, leitura e escrita, os quais puderam ser confirmados tanto pela avaliação pedagógica quanto pela psicológica, e alto desempenho na área de psicomotricidade. A oferta de enriquecimento intracurricular e extracurricular contribuiu para melhorar o desempenho do estudante.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.