Conhecimento de Letras em Pré-escolares: Efeitos do Uso de Alfabeto Mnemônico
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.64036Palabras clave:
conhecimento de letras, pré-escolares, escritaResumen
O conhecimento do alfabeto é um importante preditor do sucesso na alfabetização. Este estudo avaliou a eficácia do uso de um alfabeto mnemônico na aprendizagem de letras por pré-escolares. Participaram da pesquisa 25 crianças (idade média de 5 anos e 11 meses), conhecedoras, no Pré-teste, de menos de 50% do alfabeto. Os participantes foram divididos em dois grupos: um deles participou de intervenção com alfabeto mnemônico (GAM) e outro com alfabeto convencional (GAC). Durante 10 sessões de 30 minutos, às crianças foram ensinadas seis letras desconhecidas por elas. No Pós-teste, foram novamente avaliadas quanto ao conhecimento do alfabeto e, também, quanto à escrita das letras ensinadas e de palavras começadas por estas. Ambos os grupos obtiveram progressos significativos no reconhecimento das letras ensinadas, porém apenas o GAM avançou significativamente na aprendizagem do alfabeto em geral, obtendo melhores resultados também na escrita das letras ensinadas e das palavras ditadas.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.