Trabalho e Educação: Um Estudo de Caso com Professores de Escolas Rurais
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.62686Palabras clave:
contexto de trabalho, professores, escola rural, riscos à saúdeResumen
O presente artigo propõe analisar o contexto de trabalho dos professores de duas escolas rurais do interior do estado de São Paulo, com o intuito de demonstrar que o ambiente de trabalho pode estar relacionado aos riscos de adoecimento dos professores, considerando a perspectiva de saúde do trabalhador. Trata-se de um estudo de caso exploratório descritivo com enfoque quantitativo, que contou com a participação de 20 professores das duas escolas rurais. Os instrumentos de coleta de dados foram Questionário Sociodemográfico e Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), que abordam aspectos da organização, das condições de trabalho e das relações socioprofissionais. Os resultados apontaram para o nível crítico nos três fatores avaliados na escola "B", que indicaram aspectos tais como o número insuficiente de pessoas para realizar as tarefas, as tarefas repetitivas, entre outros. Na escola "A", o fator Organização do Trabalho foi avaliado de forma negativa, em itens como a falta de tempo para realizar a pausa de descanso e a rigidez das normas das tarefas. Esses aspectos revelam estado de preocupação nas escolas e merecem medidas de intervenção nesse ambiente a fim de minimizar riscos à saúde dos professores que atuam no contexto de escola rural.Publicado
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