Aconselhamento Psicológico Remoto Durante a Covid-19: Proposta de uma Universidade Estadual Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.56630Palavras-chave:
covid-19, aconselhamento à distância, telepsicologia, saúde mentalResumo
Ao longo da pandemia, serviços de Saúde Mental mediados por Tecnologias de Informação e Comunicação foram recomendados para mitigar o impacto das medidas de distanciamento social. Este estudo analisou as demandas e intervenções de um programa de aconselhamento psicológico remoto por telefone, promovido por uma universidade estadual do Paraná. É um estudo descritivo e quantitativo, baseado em dados de 60 registros de atendimentos realizados durante 24 semanas. A faixa etária predominante foi de 51 a 60 anos (21,7%). Observou-se aumento significativo de sintomas psíquicos iniciados durante a pandemia, como alterações no sono e apetite, sintomas físicos relacionados ao estresse e crises de humor depressivo. As principais intervenções incluíram psicoeducação (78,3%) e estratégias para manejo do sofrimento (68,3%), enquanto encaminhamentos para serviços especializados ocorreram em 21,7% dos casos. Os resultados sugerem que o aconselhamento psicológico telefônico foi uma estratégia eficaz para atender às demandas de sofrimento psíquico durante a pandemia, destacando seu potencial como recurso acessível e resolutivo em cenários de crise.
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