Olhares de mães de grupos populares sobre a educação sexual de filhos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.38107Palabras clave:
adolescência, relações familiares, sexualidade, educaçãoResumen
Este estudo buscou conhecer os olhares de mães de grupos populares a respeito dos diálogos sobre sexualidade com seus filhos adolescentes, principalmente no que se refere aos desafios enfrentados e aos papeis atribuídos à escola e aos serviços de saúde pública. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados evidenciaram que as mães participantes têm apresentado dificuldades para dialogar sobre sexualidade com os filhos. A escola foi apontada como uma importante fonte de informação. As participantes destacaram também os serviços de saúde como importante recurso a ser utilizado pelos filhos e pelas próprias mães. As considerações finais apontam para a relevância das instituições escolares e de saúde na educação sexual dos adolescentes, entendendo as mesmas como complementares à abordagem da família. Destaca-se ainda a complexidade da temática e a importância do preparo dos profissionais de saúde e educação para tratar do tema, entendendo que estes quando capacitados podem se converter em importante fonte de auxílio para os pais, facilitando a abordagem.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.