Habilidades sociais infantis: comparações por gênero, idade e características escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2017.37134Palabras clave:
habilidades sociais, crianças, escolaresResumen
Habilidades sociais podem variar ao longo do desenvolvimento do indivíduo em razão de características pessoais e escolares. Neste estudo verificou se há diferenças nas médias de habilidades sociais em dois grupos de crianças de acordo com gênero, idade, ano escolar, presença de dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Participaram 81 crianças, entre seis e doze anos, alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental e nove professores. Utilizou-se o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças - Del Prette (IMHSC-Del Prette). Os resultados indicaram que crianças com idades entre seis e oito anos e alunos no segundo ano escolar, são propensas a apresentar médias inferiores de habilidades sociais em relação àquelas entre nove a doze, que cursavam o terceiro ao quinto ano. Não houve diferenças significativas para dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Aponta-se que idade e ano escolar foram preditivos para presença de baixas habilidades sociais na amostra investigada, entretanto ressalta-se a necessidade de conhecer características do contexto de desenvolvimento das crianças por entender que padrões culturais de relações influenciam na presença ou ausência de adequado repertório social. Outras medidas de avaliação comportamental devem ser aplicadas em pesquisas futuras no contexto pesquisado.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.