Prematuridade e outros fatores de risco adicional ao desenvolvimento perceptomotor e sua influência no desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2016.29237Palabras clave:
educação, fatores de risco, desempenho psicomotorResumen
Considerando que múltiplos fatores podem afetar o desempenho de alunos em tarefas acadêmicas, foram objetivos deste estudo: a) avaliar o desempenho de alunos do Ensino Fundamental sob parâmetros da performance em testes padronizados; b) identificar a influência da ocorrência de nascimento pré-termo e/ou com baixo peso e da presença de deficiência sobre as habilidades avaliadas nos testes. Participaram 77 alunos do 2º ano de uma escola pública. Sete deles nasceram prematuros e/ou com baixo peso e três foram apontados por seus responsáveis como apresentando deficiência. Para a coleta de dados foram utilizados o Teste do Desenvolvimento da Integração Visuo-Motora (Beery VMI) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e um questionário desenvolvido para caracterização dos participantes. Em relação ao desempenho dos alunos no Beery VMI as médias de pontuações encontradas foram: 18 na avaliação da integração visuo-motora, 21 na avaliação de percepção visual e 22 no teste de coordenação motora. Em relação ao desempenho no TDE, a média de acertos foi: 13 no subteste de escrita, 8 na avaliação de aritmética e 46 no subteste de leitura. Constatou-se correlação positiva entre a habilidade de integração visuo-motora e a habilidade acadêmica avaliada nas tarefas de escrita, aritmética e leitura (p≤ 0,05). A presença de deficiência e a ocorrência de prematuridade ou baixo peso ao nascimento acentuaram as correlações.Publicado
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