Um convite para um começo de conversa sobre a graduação em Psicologia: pensando uma versão da Psicologia do Desenvolvimento pela TAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.20267Palabras clave:
psicologia do desenvolvimento, ciência moderna, TARResumen
Apresentamos uma reflexão sobre as práticas na graduação em Psicologia, partindo de uma breve revisão histórica e crítica da Psicologia do Desenvolvimento. Caminhamos pelas formulações iluministas da Ciência Moderna que deram sustentação ao projeto racionalista e individualista enredado na lógica do liberalismo econômico e que colocou o conhecimento voltado para a técnica e leis de mercado no centro do projeto de formação universitária. Apontamos que tais formulações contribuíram para o estabelecimento de uma apolítica noção de desenvolvimento humano, assim como para as práticas de ensino e aprendizagem na referida disciplina e na graduação como um todo. Propomos uma perspectiva ao estudo do desenvolvimento humano que se vincule à presença do outro: a problematização através de práticas éticas em sala de aula na graduação em Psicologia. Apontaremos a Teoria Ator-Rede (TAR) como suporte teórico para uma atitude investigativa para o docente, por fornecer condições para pensarmos o desenvolvimento humano a partir das experiências tecidas em redes e conexões, onde os afetos e a criatividade têm vez, e não só o tecnicismo, a competição, a adaptabilidade e o adestramento.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.