Sujeitos Monetários da Modernidade

Autores/as

  • Marcos Rodrigues Alves Barreira UERJ

Palabras clave:

Modernidade, sujeito, mercadoria, consumo

Resumen

O presente estudo tem como objetivo apontar o nexo existente entre subjetividade e forma social na perspectiva inaugurada pela leitura de Marx acerca do processo de modernização capitalista. Tal leitura é centrada no conceito de "fetichismo da mercadoria". Nesse contexto, buscamos analisar as temáticas do sujeito e do consumo nos marcos da crítica marxiana da produção capitalista, isto é, da "crítica da economia política", elencando alguns elementos da relação entre o consumismo moderno e a noção de "forma social total".

Publicado

2005-06-01

Cómo citar

Barreira, M. R. A. (2005). Sujeitos Monetários da Modernidade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 5(1), 8–24. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11153