"Universidade produtiva" e trabalho docente flexibilizado
Palabras clave:
Trabalho docente, Subjetividade e trabalho, Ensino superiorResumen
Este trabalho vai buscar se aproximar do quefazer diário dos professores/trabalhadores universitários e das questões que os afligem atualmente. Ele busca entender os processos vividos por estes docentes no contexto de reordenação das práticas do magistério superior segundo a lógica mercantil característica das políticas neoliberais que vem se disseminando pelo planeta desde o final do século XX. Toma como objeto específico professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e constrói suas análises a partir de entrevistas, observações e análises de comunicações eletrônicas. A partir destas diferentes aproximações do trabalho docente na UERJ, discute-se a nova lógica laboral que se consolida nas atividades acadêmicas das quais os próprios professores são artífices fundamentais.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.